Ngaga Lodge
As experiências na floresta tropical africana de Kamba - Ngaga Lodge, Lango Camp e Mboko Camp - estão ganhando força com os viajantes que a visitam para conhecer os gorilas das planícies ocidentais, elefantes da floresta, bongô e muitas outras espécies por meio de uma viagem de Kamba de 7, 10 ou 11 noites entre os 3 alojamentos. Áreas remotas na África estão sob ameaça e precisam ser comercialmente viáveis para serem protegidas. A Kamba African Rainforest Experiences (antiga Congo Conservation Company/CCC) adota uma abordagem inovadora para o ecoturismo pioneiro na Bacia do Congo. O objetivo de Kamba é ser um ator de conservação, fornecendo valor agregado ao Parque Nacional Odzala-Kokoua e ao Parque Nacional Noubale-Ndoki por meio do desenvolvimento do turismo.
Originalmente fundado como um centro de pesquisa de primatas e um projeto piloto de turismo de gorilas, Ngaga foi o primeiro acampamento a receber apoio do CCC (agora Kamba) unindo comunidades, ciência e turismo em prol da conservação. Localizado na Floresta Ndzehi, no limite oeste do Parque Nacional Odzala-Kokoua, o Ngaga Lodge é cercado por árvores imponentes, marantáceas densas, luz solar salpicada, o aroma da chuva fresca e os sons delicados de uma floresta tropical equatorial africana.
O Lodge está situado dentro das áreas de vida sobrepostas de vários grupos de gorilas das planícies ocidentais, três dos quais estão habituados. Uma equipe de pesquisadores e rastreadores permanentes de comunidades próximas trabalha diariamente com as famílias de gorilas. Os hóspedes do Kamba's Ngaga Lodge são conduzidos em expedições por guias e rastreadores consagrados na floresta de Marantaceae em busca dessa espécie criticamente ameaçada de extinção. As caminhadas envolvem no máximo 3-4 convidados, bem como um guia e um rastreador da preciosa equipe de pesquisadores em uma floresta indomável com os gorilas realizando suas atividades habituais (geralmente vistos nas árvores).
Seis chalés duplos são encontrados sobre palafitas na densa floresta com vista para a Floresta Ndezhi e são construídos com materiais naturais, como painéis de palmeiras de ráfia tecidos localmente. A sala de jantar, o lounge e a área do bar são erguidos e contemplam a floresta tropical. Um deck estrelado e uma fogueira são encontrados em um deck abaixo da área de estar principal, perfeitos para bebidas antes do jantar enquanto assiste ao pôr do sol sobre a floresta.
Os chalés são elevados de 3 a 4 metros acima do solo e possuem uma passarela envolvente de 360°. Cada quarto tem um banheiro privativo com chuveiro de água quente e vaso sanitário, mosquiteiro, ventiladores e tomadas sul-africanas com adaptadores europeus e britânicos, além de sabonetes e xampus ecológicos.
O Ngaga Lodge abriga uma equipe dedicada de pesquisa em primatologia que passou as últimas décadas na floresta navegando por suas trilhas e entendendo seus ritmos. Os hóspedes vêm aqui para compartilhar seus conhecimentos e experimentar essa floresta tropical intacta. Passeios pela floresta, passeios noturnos e muito mais estão disponíveis. Acompanhe respeitosamente os gorilas das planícies ocidentais com nossos rastreadores e guias de pesquisa, observe o comportamento dos gorilas e veja-os no contexto de sua floresta.
Após o surto de Ebola no início dos anos 2000, a equipe é meticulosa com a saúde das famílias de gorilas e é por isso que exames médicos e máscaras médicas antes da chegada são necessários para proteger os gorilas contra as doenças transmitidas pelo ar às quais são muito suscetíveis. Com isso em mente, o Ngaga Lodge se tornou um dos destinos de rastreamento de gorilas mais importantes da África, oferecendo uma oportunidade de se envolver com a ciência e a natureza.