WeTu Analytics

Dinokeng Volunteer House

Data collection, field research and wildlife monitoring

A Reserva de Jogos Dinokeng (DGR) é a primeira reserva de jogos residenciais Big 5 em Gauteng, e provavelmente no mundo, ao lado de uma área urbanizada. É uma iniciativa público/privada para a qual o planejamento e o desenvolvimento começaram no início da década de 2000. Foi inaugurado oficialmente em 22 de setembro de 2011 após a introdução de quatro espécies de caça Big 5. O último dos Big 5 (búfalos) foram introduzidos no final de 2012.

O DGR é um ecossistema único que abriga a vida selvagem livre em um ambiente urbano. As necessidades ecológicas e o cuidado dos animais dentro e fora da reserva são de importância fundamental para manter o bem-estar da reserva. A DGR é a primeira reserva inclusiva que tem humanos coexistindo com a vida selvagem. Esta criação aumenta o valor e a oportunidade de compreender alguns dos potenciais desenvolvimentos futuros em matéria de conservação. A DGR exige mão-de-obra extensa para abordar a diversidade de questões decorrentes da coexistência humano-selvagem e fornece um local para desenvolver e testar métodos de atenuação dos conflitos entre seres humanos e selvagens.

Objectivos:

1. Para determinar a capacidade de carga herbívora da DGR
2. Determinar a distribuição de herbívoros em DGR
3. Avaliar a dinâmica populacional de grandes herbívoros (elefante, búfala, rinoceronte) em DGR
4. Avaliar os impactos dos elefantes na vegetação lenhosa e nas árvores.
5. Categorizar as guildas de predadores (leões, chita, hiena, caracel) e distribuições.
6. Avaliar o uso espacial e de recursos por leões na DGR.
7. Avaliar a interface homem-selvagem e animal doméstico.
8. Para medir as interações humano-vida selvagem e como elas podem ser mitigadas.

Os voluntários recebem tarefas e responsabilidades de trabalho após sua chegada ao acampamento após a conclusão de um período inicial de 2 dias. O período introdutório permite que os voluntários compreendam melhor as operações, as práticas de gestão de reservas e as políticas de segurança. Durante este tempo, os voluntários são educados sobre a ecologia básica de savana e como se comportar com segurança em um grande ambiente de jogo. Eles são avaliados sobre suas habilidades e interesses, e as áreas potenciais onde eles podem fazer uma contribuição valiosa durante a sua estadia.

Os voluntários recebem experiência prática em pesquisa de conservação e técnicas práticas de pesquisa de biodiversidade, tais como avaliações de habitats (medição de árvores e espécies de capim), contagem de pontos de aves (para determinar a utilização em diferentes habitats) e transectos herbívoros (observando o comportamento de herbívoros e antílopes em relação com a atividade predadora). Há também 32 locais de armadilha de câmeras em toda a reserva que estão em operação durante todo o ano. Os voluntários são responsáveis pela instalação, instalação e manutenção de equipamentos defeituosos e danificados nesses locais de armadilha de câmeras. Uma grande parte de cada dia é também gasto na manutenção contínua das câmeras, por exemplo, substituição de baterias e cartões de memória, bem como na classificação das fotos na base de dados. Estes estudos são essenciais para compreender a capacidade de transporte de animais de grande porte e o número ideal de diferentes espécies de caça que podem ser sustentadas nesta vegetação de savana Highveld.

Pouco se sabe sobre o comportamento, a atividade e o uso do leão na DGR. Para melhor desenvolver estratégias de gestão para populações de leões introduzidas em pequenas reservas, o comportamento dos leões é monitorizado e registos da localização, data e hora, comportamento e condição dos indivíduos vistos. Dados de morte também são registrados. O monitoramento ocorre oportunisticamente por 20 minutos de cada vez sempre que ocorrem avistamentos.

Para monitoramento contínuo, os rinocerontes e elefantes têm kits de identificação individuais. Os rinocerontes foram entalhados nos ouvidos e os kits de identificação foram feitos. O kit de identificação do rinoceronte inclui uma foto frontal e fotos de perfil esquerdo e direito. As características distintivas do comprimento do chifre e forma e entalhes da orelha também são registradas. Os kits de identificação de elefante usam características distintivas, como características de presas, orelhas e cicatrizes. Os elefantes estão equipados com coleiras para facilitar o rastreamento. O kit de identificação de elefante inclui uma foto frontal e fotos de perfil esquerdo e direito. Os detalhes das presas, venação da orelha e rugas na testa são as principais características utilizadas para identificar os animais.

Os voluntários estão envolvidos em diferentes tipos de atividades de trabalho, incluindo tarefas que não estão relacionadas com animais ou animais selvagens, mas que são essenciais para a preservação do ambiente, ou seja, medidas de controle da erosão (barragens de embalagem, gabiões de construção), manutenção de estradas, limpeza de arbustos e trabalho manual.

Voluntários que estão estudando em áreas relevantes de interesse, ou seja, conservação e vida selvagem, ciências ambientais e naturais, biologia e botânica - podem, dependendo de suas habilidades e atividades que estão em curso, ser atribuídos a tarefas específicas relacionadas com componentes práticos de seus estudos. Os voluntários trabalham em estreita colaboração com o pessoal de campo do WEI e os gerentes da Reserva diariamente.

A WEI se esforça para equilibrar as atividades emocionantes relacionadas à vida selvagem com as tarefas mais mundanas do trabalho diário no mato. No entanto, ambos são necessários e os voluntários devem permanecer flexíveis quanto ao tipo de trabalho voluntário que irão realizar, e também estar dispostos a trabalhar com as tarefas/espécies menos enigmáticas da reserva.

Ao longo da sua estadia, os voluntários ganham conhecimento sobre ecologia de arbustos e uma compreensão do comportamento animal, lidando com caça potencialmente perigosa, navegação, habilidades básicas de arbusto, GPS e técnicas SIG. Os voluntários também aprendem sobre as identificações de animais, plantas e pássaros, bem como habilidades de interpretação de arbustos, como identificação de spoor, rastreamento e comportamento animal. Uma extensa biblioteca de guias de referência, literatura e livros estão disponíveis no acampamento.

A Gestão da Conservação é muito diversificada e depende de muitas influências incontroláveis, tais como mudanças climáticas, fatores ambientais, comportamento animal e intervenção humana externa. Muitas atividades são sazonais e, portanto, NÃO PODE ser garantida durante a estadia de um voluntário. Os voluntários devem permanecer flexíveis quanto ao tipo de trabalho a ser feito.

Mostrar Mais
Morar Menos

Formulário de Pedido de Informação

Dinokeng Volunteer House

*Campos obrigatórios

Primeiro Nome *
Sobrenome *
Endereço de Email *
Número de Telefone *
País de Residência
Cidade
Data aproximada de Partida
Nº de Dias
Comentários ou Perguntas