Kyambura Gorge Lodge
Rastreamento de chimpanzés em Kyambura Gorge ou Floresta Kalinzu
Rastrear chimpanzés em seu habitat natural, enquanto eles balançam dos galhos no dossel acima do chão da floresta é nada menos que emocionante. Os chimpanzés atravessam e fogem sem esforço pelas árvores acima do desfiladeiro, e os visitantes, por outro lado, devem atravessar o rio usando pontes naturais, a fim de acompanhar os chimpanzés. Assim, embora a caminhada geralmente dura apenas 2 a 3 horas, descer o desfiladeiro íngreme e atravessar as pontes de troncos sobre o rio requer alguma agilidade e aptidão física.
O rastreamento de chimpanzés também está disponível nas proximidades Kalinzu, uma reserva florestal a 30 minutos de carro do Kyambura Gorge Lodge, onde há uma comunidade de cerca de 40 chimpanzés habituados.
Jogo Dirige no Parque Nacional Queen Elizabeth
O Parque Nacional Queen Elizabeth é considerado uma das áreas protegidas mais variadas e mais bonitas de Uganda. Queen, como é carinhosamente conhecida, é o lar de dois grandes gatos da África, o majestoso leão e o leopardo indescritível. Os hóspedes do Kyambura Gorge Lodge podem explorar as planícies do Queen Elizabeth Park, em Uganda, em uma variedade de passeios de jogo, geralmente ao amanhecer e ao anoitecer. É quando as horas de luz do dia são mais legais que a vida selvagem é mais ativa.
Projeto de monitoramento de leões de Kyambura
O Volcanoes Safaris Partnership Trust lançou o Projeto de Monitoramento de Leões Kyambura em agosto de 2023. A equipe de monitoramento da vida selvagem de Kyambura, liderada pelo Dr. Alexander Braczkowski, coletará dados de leões africanos, leopardos e hienas pintadas na Área de Conservação Queen Elizabeth usando uma rede de veículos e armadilhas fotográficas remotas. Este projeto visa estabelecer um programa de conservação baseado na ciência que apoie a proteção das populações carnívoras de Uganda e melhore os meios de subsistência da população local que vive dentro e ao redor dos parques de vida selvagem.
Os hóspedes do Kyambura Gorge Lodge podem participar desse projeto durante sua estadia no chalé, coletando dados de pesquisas durante safáris no Parque Nacional Queen Elizabeth e, em seguida, enviando-os à equipe de vida selvagem do chalé. Os dados são coletados gravando o GPS do carro de safári, tirando fotos de identificação específicas de leões avistados durante a viagem e verificando e recuperando fotos de armadilhas fotográficas.
Cruzeiro de barco pelo canal de Kazinga
O Canal de Kazinga é um canal de 32 quilômetros de comprimento, rico em vida selvagem, que liga Lakes Edward e George. Passeio de barco pelo canal partem do Mweya Safari Lodge (cerca de uma hora de carro através do parque do Kyambura Gorge Lodge) e duram 3-4 horas. O cruzeiro de barco oferece uma oportunidade maravilhosa para fotografar os muitos animais que vêm para se refrescar na borda das águas, incluindo leão, búfalos, hipopótamo, elefante e leopardo.
Excursão de Café Comunidade Kyambura
Veja a transformação dos grãos de café em um delicioso café ugandês — tudo feito à mão, por membros da comunidade local — e até experimente o produto acabado para si mesmo. No final do passeio, os hóspedes terão a oportunidade de comprar um pouco do café da cooperativa, o que faz uma ótima lembrança e apoia a comunidade local.
Rwenzori Sculpture Foundry & Gallery
Situada por Damien Hirst, a Rwenzori Sculpture Foundry & Gallery está a uma curta distância de carro do Kyambura Gorge Lodge. Esculturas de artistas ugandeses em ascensão sentam-se ao lado de obras de escultores europeus líderes, resultado de colaborações e residências artísticas. Todas as obras são inspiradas pelas pessoas, cultura, vida selvagem e paisagem de Uganda, e fazem a lembrança perfeita para marcar uma viagem inesquecível.
Café comunitário Kaymbura
Em junho de 2014, em parceria com a Kyambura Women's Coffee Cooperative e a comunidade local, o VSPT abriu um café de treinamento sem fins lucrativos. O café oferecerá uma instituição de treinamento prática para jovens locais, tanto do sexo masculino como do feminino, que são desfavorecidos devido à perda de pais, HIV/AIDS ou deficiências físicas ou mentais.
O treinamento não só visa proporcionar experiência prática para criar mais oportunidades de emprego na região, mas também melhorar o acesso a serviços, medicamentos e cuidados de saúde, reduzindo assim o risco de transmissão do HIV através da educação e fornecendo treinamento para um sustento sustentável.
O VSPT planeja levar dez estagiários trimestralmente para treinamento teórico e prático. Vulcões Safaris hóspedes do Kyambura Gorge Lodge podem desfrutar de um passeio de café seguido de um brunch caseiro saudável com café acabado de fazer servido no café, ou uma deliciosa pizza do forno a lenha para passeios à tarde.
Zona Húmida de Kyambura
O VSPT garantiu 45 hectares de zonas húmidas ao sul dos vulcões Safaris Kyambura Gorge Lodge. A zona húmida, que anteriormente tinha sido usada como obras de tijolos ilegais, agora está se regenerando rapidamente de volta ao seu estado natural. As zonas húmidas rejuvenescidas agora atraem mais de 200 espécies de aves e a visão é usada para treinar membros da comunidade em observação e orientação de aves. Este projeto tem sido um sucesso fundamental para o VSPT, particularmente no que diz respeito aos esforços de conservação do ecossistema dada a quantidade de espécies que agora repovoaram a área: novas entradas são adicionadas às listas dos observadores quase diariamente!
Mais de 500 árvores indígenas também foram replantadas ao longo das margens do rio Kyambura. Devido à invasão humana e à destruição do habitat ao longo dos últimos vinte anos, centenas de árvores ao longo da margem do rio foram cortadas levando à erosão do solo e à poluição da água.
A formação de orientação e sensibilização comunitária realiza-se durante todo o ano com o objectivo de estabelecer um conjunto de guias locais qualificados que possam conduzir passeios pela zona húmida. Um sistema de trilhos é mantido em toda a zona húmida e passeios guiados estão disponíveis para clientes vulcões Safaris.
Pássaros
Tanto o Uganda como o Ruanda oferecem algumas das melhores aves do mundo, com uma vasta diversidade de espécies de aves. Uganda tem mais de 1.000 espécies de aves com 150 encontradas apenas em Uganda. Ruanda tem mais de 700 espécies de aves e abriga o segundo maior número de endêmicos albertinos na região de Albertine. Cada um dos nossos alojamentos oferece a oportunidade de ver um número de aves diferentes, com a grande maioria endémica da Região.
Kyambura Buffer Walk - plantação de árvores
A VSPT tem trabalhado na compra do buffer de 3 km ao longo da parte norte do desfiladeiro desde 2009. Com a compra concluída no final de 2018, um passeio guiado de 3 horas foi desenvolvido e é oferecido aos hóspedes para mostrar o buffer criado pelo projeto, as vistas panorâmicas sobre o desfiladeiro, o Parque e a reserva Kyambura, e a chance de experimentar as herdades locais. Aproximadamente 3000 árvores foram plantadas na área tampão, com a ajuda da comunidade local e dos convidados VS.
Desfiladeiro
Esta curta caminhada (45 minutos) oferece aos hóspedes a oportunidade de experimentar a paisagem única em torno do Lodge, entre o Parque Nacional Queen Elizabeth, Kyambura Gorge e a comunidade.
Parque comunitário Kyambura
A VSPT criou um playground comunitário para incentivar e permitir que as crianças da escola local joguem jogos e esportes, especialmente futebol.
Safáris a pé
Novos safáris a pé foram criados ao redor do chalé para conhecer as paisagens dramáticas do desfiladeiro de Kyambura e da savana Queen Elizabeth e visitar um pântano recuperado. Os hóspedes podem caminhar pela zona tampão do desfiladeiro de Kyambura que criamos para proteger o frágil ecossistema da invasão e contribuir para seu projeto de conservação de longo prazo plantando uma muda.