Saímos de Lençóis às 6:30 da manhã de carro. Após 1 hora de estrada de asfalto e 1,15 horas de estrada de terra, chegamos ao início do caminho para o vale do Pati às 9h30min da manhã.
Grande parte do primeiro dia é passado em um planalto sem árvores a 1300 metros (4200 pés). Use um bom chapéu e muito creme solar!
Após uma escalada de 40 minutos, chegamos a um amplo planalto. Se choveu na noite anterior, a única dificuldade neste caminho plano é a água. Às vezes temos que tirar nossos sapatos para atravessar um pequeno rio. É emocionante abordar o Vale do Paciente a cada passo. Após cerca de 1 hora e 45 minutos, você verá um dos lugares mais impressionantes de sua vida; chama-se "Mirante do Pati"! É como entrar em um filme!
Depois de um bom almoço com uma das melhores vistas da Chapada Diamantina, continuamos nossa caminhada.
Damos um mergulho no final da tarde em uma das deliciosas cachoeiras do Vale do Pati.



Após o café da manhã na casa de um nativo, ascendemos ao Morro do Castelo por um caminho íngreme. Atravessamos uma caverna que corta a encosta e subimos até pontos de vista que nos darão um vislumbre de parte de nossa rota durante os próximos dias.
Paramos na cachoeira do Funis para relaxar nossos pés e tomar um banho revigorante. Teremos seções íngremes de subida e descida.



Após o café da manhã na casa indígena, continuaremos nossa expedição, sendo este dia o mais difícil, para o Vale do Cachoeirão onde veremos a cachoeira do alto, que fica a 16 km da casa onde passaremos a noite.
A vista do vale é de tirar o fôlego!



Bela caminhada pelo vale do Pati. Depois de um café na casa de um nativo, observamos diferentes paisagens durante o dia, vamos para a casa de outro nativo, onde nos aproximamos do final de nossa expedição. O dia está ficando mais brilhante, visitamos o Poço da Árvore e temos uma vista do Castelo pela frente.



Depois do café na casa dos nativos, seguimos para a cidade de Andaraí, uma saída tradicional do Vale do Pati, onde o café produzido no Vale do Pati foi enviado para ser vendido por habitantes locais de outras cidades.
Fazemos a famosa ascensão do império ao seu cume. De lá temos uma vista fantástica e dizemos adeus a este paraíso chamado Vale do Pati. Descemos para a cidade de Andaraí, onde embarcamos em um carro e voltamos para a cidade de Lençóis.
Em Andaraí, fazemos uma parada na sorveteria Apollo para saborear um delicioso sorvete.
Temos um carro para nos levar até Lençóis.