Partida do vosso hotel para descobrir as origens de Cabo Verde...



Santiago - Descoberta da ilha
Com esta excursão vamos desfrutar de uma viagem inesquecível ao norte da Ilha – ao Tarrafal, contemplando as paisagens únicas da ilha de Santiago. Altas montanhas, planícies e vales verdejantes, vamos perceber que o cenário muda completamente do da cidade da Praia.
A primeira paragem é em São Domingos, onde vamos visitar o Eco Centro. Vamos ver diferentes aldeias, passar pelo Pico de Antónia, o ponto mais alto da ilha. A 60km da Praia, encontramos a cidade de Assomada um ponto importante de comércio, onde vamos visitar o mercado tradicional (Apenas quartas e sábados).
O passeio continua passando pela região da Serra Malagueta, com a sua floresta de eucaliptos, vários tipos de acácias e outras plantas endémicas.
Chegamos finalmente ao Tarrafal, uma vila piscatória onde podemos visitar o antigo campo de concentração, agora transformado em museu e seguir depois para a incrível baía, com um mar muito convidativo , rodeada de Palmeiras – considerada uma das mais belas praias do país.
Almoço junto ao mar e tempo livre para mergulhar no mar azul.
De seguida fazemos uma paragem na aldeia dos “rabelados” de Espinho Branco – uma comunidade religiosa, que se rebelou contra a sociedade e a igreja no tempo colonial e mantém as suas tradições únicas. Aqui vamos ver e poder comprar algumas das suas peças de artesanato e pintura e aprender mais sobre a sua cultura.
Antes do regresso à Praia, vamos ver várias pequenas baías, grutas e praias de areia negra no litoral da ilha, parando na linda zona de Pedra Badejo.
-
Descoberta da ilha de Santiago
Transferes
Guia em português
Almoço
Bebidas
Partimos para um novo destino, nova aventura...
Após chegada à ilha do Fogo, aguarda-vos o início da descoberta das paisagens mais características desta ilha.



Fogo - Descoberta da ilha
A Sensação de visitar Chã das Caldeiras é incomparável - Uma paisagem toda ela formada por lavas, desde as mais antigas até às da erupção de 2014/2015, sempre resguardados pelo imponente vulcão e as montanhas ao redor da caldeira.
Partimos de manhã de São Filipe, passando pela zona de Forno, Patim até se chegar a Achada Furna, uma aldeia construída para realojar os habitantes de Chã das Caldeiras, após a erupção de 1995, embora a maioria tenha voltado para os pés do vulcão assim que puderam.
Passamos por Cabeça Fundão, onde se podem avistar as antigas crateras, numa paisagem maravilhosa. Ao chegar à entrada do Parque Natural, fazemos uma paragem para fotos e para que possa apreciar com calma esta paisagem lunar. Daqui conseguimos ver o ponto mais alto do Fogo na sua plenitude, O Pico do Fogo, bem como a cratera de 2014.
Deixamos ao seu critério uma subida à última cratera (Pico Pequeno), para apreciar uma paisagem multicolor, com presença de muito enxofre e sítios extremamente quentes (opcional mediante suplemento e com dificuldade média). A caminhada demora aproximadamente 3 horas, dependendo da condição física dos participantes.
De seguida chegamos a Portela, uma das vilas que foi engolida pelas lavas de 2014, mas que hoje já se encontra reconstruída com restaurantes, pequenas pensões, habitações e outras pequenas estruturas.
Almoçamos num restaurante local e temos ainda a oportunidade de degustação do tradicional Vinho de Chã das Caldeiras, conhecido por “manecon”.
-
Descoberta do Fogo e do seu vulcão
Partimos agora para regressar ao ponto de partida da nossa descoberta - a ilha de Santiago!
Agora é o tempo de conhecermos a cidade que fervilha de vida e o local que foi promovido a património mundial da UNESCO, a histórica Cidade Velha.



Santiago - Praia /Cidade Velha - As origens
Começamos com um passeio a pé pelo centro histórico da cidade da Praia – o “Plateau”, onde vamos ver a zona do cruzeiro, a praça, a igreja e o mercado municipal, rua de arte de Ponta Belém, descendo para o mercado de Sukupira.
Depois, seguimos para a Cidade Velha , localizada a 20 minutos da capital, a primeira cidade construída pelos portugueses em África e é considerada o berço de Cabo Verde.
O centro histórico de Ribeira Grande, renomeado como Cidade Velha no final do século 18, passou a Património Mundial da UNESCO em 2009 e, portanto, os seus vestígios históricos, a maioria deles ruínas, e arquitetura típica (paredes de pedra e telhado de colmo) são preservadas.
Visitamos o Forte de São Filipe, a 100 metros acima do nível do mar, construído para proteger a cidade dos piratas que atacavam a cidade constantemente entre os séculos XVI e XVII - entre eles Francis Drake e Jacques Cassard.
Na Cidade Velha, vamos visitar alguns dos monumentos e ruínas, incluindo a antiga catedral, o Convento de São Franciso, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (a primeira igreja construída nas antigas colónias), a rua de Banana e o antigo mercado de escravos, com o seu pelourinho.
-
Santiago - Praia/Cidade Velha - As origens
EXTENSÃO OPCIONAL
Caso deseje, pode optar por estender a sua estadia em Cabo Verde, por visitar a ilha do Sal.
Esta será a ilha onde terá oportunidade de relaxar e desfrutar de momentos de puro lazer nas belas praias de areia branca e águas cristalinas.



Dia livre ou como opção fazer um Meio Dia de Descoberta da ilha do SAL.



SAL - MEIO DIA VOLTA À ILHA
No passeio pela ilha de meio dia, incluímos as seguintes paradas:
•Espargos,
•Palmeira,
•Buracona,
•Terra Boa Mirages,
•Pedra Lume’s Salt mines
-
SAL - MEIO DIA VOLTA À ILHA
Dia livre ou como opção fazer uma visita à ilha em QUAD.



SAL - EXPERIÊNCIA EM QUADS
Recomendamos uma Aventura em offroad, pelo sul da ilha, ao volante de quads! Uma das melhores e mais divertidas formas de descobrir a ilha.
Veículos: Disponível um total de 30 quads duplos ao mesmo tempo (em caso de ocupação dupla, as duas pessoas terão oportunidade de conduzir)
•
•Qual a dinâmica? Saem em colunas de 10 quads ao mesmo tempo no máximo, com 5min de diferença das restantes colunas, caso a dimensão do grupo assim o exija A excursão será acompanhada de guias e vamos descobrir alguns dos trilhos mais interessantes e lugares secretos!
•Faremos algumas paragens, tais como: Kite Beach, salinas de Santa Maria ou a praia de Ponta Preta.
•Note que a velocidade será moderada por questões de segurança
-
SAL - EXPERIÊNCIA EM QUADS
Passou rápido, mas o fim da nossa viagem já chegou!
Esperamos que tenham desfrutado desta viagem de descoberta, não só pelas belas paisagens de Cabo Verde, mas também, pela descoberta das origens históricas e tradições do povo caboverdiano.